Logo Bolero - Congresso Brasileiro de Bolero - Dança de Salão


3025-7945 99441-7830 whatsapp

Equipe

Caio Monatte e Sofia Rohde

Caio Monatte

Professor, dançarino, coreógrafo, DJ e produtor de eventos.

 

Teve seu primeiro contato com a Dança de Salão no ano de 2001 através de sua irmã que o levou a sua primeira aula de dança no bairro de Copacabana no Studio de Dança Paulo Pio. Após esse primeiro e curto contato, deu início a sua história na dança.

 

Ex-aluno e professor da Academia Jimmy de Oliveira, fez diversos cursos com profissionais de renome no mercado buscando sempre o aprimoramento como dançarino, professor e coreografo, estudou com Mestre Jimmy de Oliveira, Mestre Gérson Pit, Mestre João Carlos Ramos, Mestra Stelinha Cardoso, Bruno Barros dentre outros, sendo esses os mais influentes em sua trajetória.

Sempre buscando conhecer sobre as danças de salão, fez cursos de Salsa On1, Pegadas com Wellington Lopes (RJ), Ricardo Mello e Kleire Tavares (SP), workshops de Zouk Adílio Porto (RJ), samba antigo com Valdeci de Souza, Verinha Reis e Josenir Silveira.

Foi também aluno de Eliete Miranda professora de Dança Afro, outra grande Mestra que teve o prazer de ter em sua trajetória.

 

Em 2008 foi atrás de seus objetivos e abriu sua própria Escola no ano de 2008, situada no Bairro Estácio de Sá (berço do samba Carioca). Hoje tem sua Cia de Dança, criada em 2010 e que é composta exclusivamente por dançarinos formados em sua Academia e que vem apresentando um trabalho pioneiro de samba de gafieira com as duas vertentes existentes (samba tradicional e samba funkeado) tendo vencido diversos festivais de dança no Rio de Janeiro, como Rio Dance Festival, Fitness e Movimento, Festival Expressão e Arte e que rendeu a sua Cia o convite para participar do Festival Internacional EntreAtos.

Já atuou nos mais importantes eventos de dança do país como Oficina do Samba (RJ), Swing do Black (RJ), Baila Costão (SC) Sambrasil (SP),  Sambamaníacos (RJ), Congresso Brasileiro de Bolero (RJ e BA), Setembro em Dança (PE), Ramalho’s Beach Congress (RJ) Congresso de dança a dois (PE), Mostra de Dança de Salão de Aracaju (SE), SambaZouk Feira (BA), Workshop Estilizando Bolero (RJ) são alguns dos grandes eventos em que já participou como professor e DJ.

Por seu destacado trabalho com o samba de gafieira e bolero, vem sendo chamado para integrar a banca de jurados de campeonatos desses ritmos tendo julgado nos Campeonato de Samba Swing do Black e Campeonato Nacional de Bolero.

Como DJ atividade que iniciou antes da dança, já atuou em diversos eventos pelo país nos mais variados ritmos, destacando as Oficinas do Samba (RJ), 1º Simpósio de Salsa Recife e o I campeonato de zouk de Santa Catarina, Congresso Brasileiro de Bolero (RJ) e Bolero em Alto Nível (DF).

Já participou de comerciais para tv, dançou no dvd do cantor Rogê, dançou nos shows da cantora Karyme Branca.

Em sua trajetória como profissional de dança vem se destacando pela sua excelente técnica e didática em aula.

Em sua Escola já formou 6 profissionais de dança de salão e que carregam as características e a sua marca na forma de ensinar a dança de salão. Bem como recebe professores de todo o Brasil em busca de conhecimento, troca de informações e atualização nas danças de salão, tendo em vista que com o trabalho realizado, cada vez mais vendo sendo procurado como uma referência de técnica, dança e ensino.

Dessa forma vem possibilitando aos profissionais e alunos renovar seus pensamentos, conceitos e movimentos e assimilar de forma fácil e marcante tudo que é ensinado.

Além de ministrar aulas, também organiza semanalmente em sua academia bailes de dança de salão, forró, salsa, bailes temáticos e workshops aonde recebe alunos diversas academias do Rio de Janeiro, estrangeiros e praticantes de todo o Brasil.

Na área de produção de eventos é o idealizador e organizador do Congresso Brasileiro de Bolero maior evento do gênero do país, proporcionando 3 dias de aulas, bailes, debates, vídeos com pessoas do país inteiro.

 Profissional atuante e sempre em busca de se capacitar cada vez mais no ano de 2011 Caio Monatte se formou na 2ª turma do CQID-RJ Curso voltado para profissionais de da Dança de Salão e ministrado pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro e que oferece um certificado como título profissional!  Regulamentado pela Lei Federal 9694/96, Decreto 5154/2004, Parecer CNE/CEB – 2004.

Por tais atitudes como comprometimento, talento e competência permanente, vem sendo reconhecido como um dos profissionais de destaca da nova geração de profissionais da dança de salão brasileira e que já lhe rendeu prêmios como moções de louvor recebidas pela câmara de vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, o troféu Casal 20, evento mais antigo e respeitado da dança de salão brasileira, troféu Estudantina Musical concedido a pessoas de destaque no cenário da Dança e fazendo parte da nova geração da Dança de Salão nacional Caio Monatte foi dos professores escolhidos para receber o troféu do bicentenário da Dança de Salão no Brasil junto com os grandes nomes da dança nacional como Mestra Maria Antonieta (em memoria) Carlinhos de Jesus, Jaime Aroxa, Jimmy de Oliveira, Stelinha Cardoso, Valdeci de Souza, Carlos Bolacha, Sheila Aquino, Marcelo Chocolate, Renata Peçanha, Alex de Carvalho, Mestre Oswaldo, e muitos outros. Foi indicado ao troféu Baila Mundo em 2 categorias diferentes por seu trabalho de destaque no cenário nacional.

 

Sofia Rohde - 

 

 

Sofia Rohde , nascida no Rio de Janeiro e Publicitária aprendeu que não só estudos fazem parte da sua formação, mas também o esporte e a dança te complementam como pessoa. Sua formação artística começou bem cedo, aos 5 anos de idade até os 9 anos estudou Ballet clássico e Jazz com Denise Tourinho Rocha. O Ballet clássico e Contemporâneo tornaram-se mais fortes na formação ao ser selecionada para a bolsa da Cia de Ballet comunitária da UERJ, aos 11 anos permanecendo por mais 4 anos. 

Após um grande recesso na formação artística, retornou para a dança aos 20 anos como bolsista no Espaço Dança Comigo, dirigida pelo professor Caio Monatte. Há mais de 5 anos e ainda hoje faz parte da equipe, e cursa o programa de formação para professores de dança de salão da Escola.

Em 2015 iniciou sua parceira com Caio Monatte e desde então já participou dando aulas e fazendo shows em  congressos e eventos como Congresso Brasileiro de Bolero (edição Brasil RJ e Nordeste BA), Estilizando o Bolero – RJ, Baila Costão – SC, Oficina do Samba -  RJ  SambaZouk Feira BA,  Bolero em Alto Nivel 3 - DF, Bolero Master - RJ, Swing do Black - RJ, Sambamaníacos - RJ, Ramalho’s Beach Congress - RJ, e workshops em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Aracaju.

 

 

 

 

 

Mestre Oswaldo

Oswaldo FlorêncioMestre Oswaldo

 

UM PEDACINHO DA HISTÓRIA DO PADRINHO DO CONGRESSO.

ESSE CARIOCA 64 ANOS NASCIDO NA PENHA, E HÁ 47 ANOS NA DANÇA É CONHECIDO CARINHOSAMENTE POR TODOS COMO MESTRE OSVALDO.

ORIUNDO DE UMA GERAÇÃO QUE APRENDIA A ARTE DA DANÇA A DOIS DIRETAMENTE NA FONTE, COM OS MESTRES, NAS GAFIEIRAS OU APENAS EM FAMÍLIA COMO ERA NO PASSADO.

É AO LADO DE GRANDES PERSONALIDADES DA DANÇA, ALGUÉM QUE VIVENCIOU E VIVE A DANÇA DE SALÃO DE ONTEM E DE HOJE TENDO VISTO ELA SE TRANSFORMAR NO QUE É ATUALMENTE.

SEMPRE SE DESTACOU POR SEU TALENTO EM TODOS OS RITMOS QUE DANÇAVA.

AO LADO DA EVOLUÇÃO DA DANÇA DE SALÃO JUNTO COM OUTROS ÍCONES FOI RESPONSÁVEL E CRIADOR DE DIVEROS MOVIMENTOS QUE REVOLUCIONARAM OS SALÕES CARIOCAS.

AO LONGO DOS ANOS FOI PROFESSOR DE DIVERSOS ÍCONES DA DANÇA BRASILEIRA COMO POR EXEMPLO JAIME AROXA, JIMMY DE OLIVEIRA, MARQUINHOS COPACABANA DENTRE OUTROS.

MAIOR ÍCONE DO BOLERO BRASILEIRO, REVOLUCIONOU A FORMA DE SE DANÇAR ESSE RITMO E FEZ DA SUA DANÇA UM PADRÃO DE QUALIDADE E ADMIRAÇÃO.

ATÉ HOJE ELE E SUA DANÇA SÃO A REFERÊNCIA DENTRO DO BOLERO, SENDO SEMPRE PROCURADO POR DIVEROS ORGANIZADORES DO BRASIL INTEIRO PARA MINISTRAR AULAS, E REALIZAR APRESENTAÇÕES EM CONGRESSOS, WORKSHOPS, PALESTRAS E ASSIM TODOS RECEBEREM SEUS ENSINAMENTOS.

EM SUA LONGA ESTRADA ESTÃO 11 PARTICIPAÇÕES EM NOVELAS DA REDE GLOBO COMO CONVIDADO DE GLÓRIA PERES E FOI PROFESSOR DE DIVERSAS CELEBRIDADES DA TV.

JÁ FOI PROPRIETÁRIO DE 5 ESCOLAS DE DANÇA E ATUALMENTE MINISTRA AULAS NA ESCOLA DE SEU ALUNO, AMIGO E TAMBÉM GRANDE MESTRE E ÍCONE DO BOLERO MARQUINHOS COPACABANA NO MESMO BAIRRO QUE DÁ SOBRENOME AO SEU DISCIPULO.

POR SER UMA FIGURA CARISMÁTICA E DE GRANDE CONHECIMENTO E PRESTÍGIO JÁ RECEBEU ÍNUMERAS HOMENAGENS, MOÇÕES, TROFÉUS E DEMAIS PRÊMIOS DENTRO DA DANÇA.

E CONSTANTEMENTE É CONVIDADO PARA SER JURADO DE COMPETIÇÕES DE DANÇA PELO RIO DE JANEIRO E BRASIL.

É O PADRINHO DE UMA DAS ESCOLAS DE DANÇA MAIS CONCEITUADAS DE BRASÍLIA A ACADEMIA MARCELO AMORIM O QUE DEMONSTRA O TAMANHO E A IMPORTÂNCIA DA SUA HISTÓRIA.

POR APENAS ESSE BREVE TRECHO DE SUA VIDA QUE PODEMOS TOMAR CONHECIMENTO E ENTENDER PORQUE É CONHECIDO E REVERENCIADO COMO MESTRE OSWALDO.

Ramon Oliveira

Ramon Oliveira:

INICIOU NA DANÇA DE SALÃO NO ANO DE 2003 COM MESTRE OSWALDO E MARQUINHOS COPACABANA.

DESDE O INÍCIO DEDICOU SE AO BOLERO COMO RITMO PRICIPAL E SUA GRANDE PAIXÃO.

COMO REPRESENTANTE DO BOLERO ESTILIZADO JÁ TEVE A OPORTUNIDADE DE MINISTRAR AULAS EM ALGUNS ESTADOS DO PAÍS COMO BRASÍLIA, BAHIA, SÃO PAULO, RIO GRANDE DO SUL E MINAS GERAIS.

NO CENÁRIO CARIOCA ESTEVE PRESENTE NOS PRINCIPAIS EVENTOS DE BOLERO COMO O WORKSHOP BOLERO CARIOCA, CONGRESSO BRASILEIRO DE BOLERO E BOLERO IN FOCO.

ATUALMENTE É O IDEALIZADOR E ORGANIZADOR DO WORKSHOP ESTILIZANDO O BOLERO E DO CAMPEONATO NACIONAL DE BOLERO.

Rodrigo e Rachel Ramalho

Rachel Ramalho e Rodrigo Ramalho -

Professores e coreógrafos, proprietários da Academia de Dança Ramalho's no Rio de Janeiro com 13 anos de experiência em danças brasileiras, já compartilharam seus conhecimentos e cultura brasileira para mais de 15 países mundo a fora.

Rodrigo Ramalho já foi professor dos Danças dos Famosos, Rachel jurada diversos congressos no Brasil e exterior.

Rodrigo ministrou aulas de danças brasileiras e americanas na maior escola de dança em Nova Iorque, Dance Sport.

Organizadores do Ramalho's Beach Congress.

Formados por Jaime Arôxa, integrantes de sua companhia de dança por 7 anos.

Maurício Wetzel

Com 21 anos de experiência, Maurício Wetzel teve o seu primeiro contato com a dança no Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro.

Em um projeto social desenvolvido para agregar jovens de área carente que buscam oportunidades e para promover a inclusão social, Maurício e seu amigo José Carlos assumiram a responsabilidade de prosseguir as aulas para as crianças da comunidade e posteriormente formou a sua primeira Companhia de Dança, que foi sucesso com excelentes trabalhos.

Participou da Dança dos Famosos no Programa Domingão do Faustão ao lado de Bárbara Paz em 2012 e coreografou a Comissão de Frente das escolas de samba da Unidos da Vila Rica, Alegria da Zona Sul e Estação Primeira de Mangueira nos Carnavais do Rio de Janeiro.

Dirigiu o espetáculo "Brasil Brasileiro" de Claudio Segovia em 2014, e participou da turnê pela Europa como diretor coreógrafo.Em 2015 surgiu a oportunidade de assumir um espaço de dança no bairro do Catete, e desde então está à frente do Espaço de Dança Maurício Wetzel.

Com um novo planejamento e novas parcerias em 2016, abre às portas em 2017 com turmas de verão e de ritmos variados, incluindo aulas para crianças, jovens, adultos e terceira idade.Anualmente ministra workshops por todo Brasil e Europa de Dança de Salão, Samba, Gafieira, Forró e Bolero.

Sheila Aquino

 Dançarina, coreógrafa e professora.

Trabalhou com renomados profissionais da aérea, tais como: Marcelo Chocolate, Carlinhos de Jesus, João Carlos Ramos, Marcello Moragas, Jimmy de Oliveira e Álvaro Reis. Dançou com vários artistas, entre eles: Cantora Gil Melandia, Só Pra Contraria, Elza Soares, Afro Reggae, Jair Rodrigues, Luciana Mello.

Coreografou e participou de Shows da cantora Alcione durante 15 anos. Participou como artista principal do musical "Brasil Brasileiro", do renomado Cláudio Segóvia, que estreou na França, no Tháâtre Du Chatelet, em dezembro de 2005 e seguiu em turnê internacional em 2006 , 2007. Em 2015 aconteceu a segunda edição do musical “Brasil Brasileiro”, a turnê foi na Inglaterra e na Alemanha e durou 80 dias.

Ministra aulas e shows pelo Brasil e exterior em varias academias e festivais de Dança.

Inclusive fez um trabalho disseminação do samba de gafieira para países asiáticos, no mês de Junho/2016/2017 onde viajou para o Japäo, ministrando aula de samba de gafieira e samba no pé. Na televisão, desenvolveu algumas participações, sendo elas em novelas, programas de humor e programa de auditório. No ano de 2004, foi entrevistada duas vezes por Jô Soares. Fez participações em novelas da rede Globo tais como "Zazá", "O Clone" e, ainda, "Caminhos das Índias", onde dançou com o Marcelo Chocolate, no filme da Chanty e, com o personagem Cadore. Juntamente com Carlinhos de Jesus, participou do Programa "Zorra Total", no quadro Fernandinho e Ofélia.

No Programa Encontro de Fátima Bernardes, foi entrevistada. Sheila Aquino, fez a preparação de dança com o grupo de funcionários do "SISTEMA FIRJAN", durante 3 anos. Atuou durante 6 anos no Projeto Social Afro Reggae, em Vigário Geral. Durante 10 anos ministrou aulas para Juízes e desembargadores no Fórum Academia.

No período entre 2010 a 2013 foi membro da equipe Costa Cruzeiros, dançando no navio temático Tangos e Milongas, Dançando a Bordo e Movida Latina. Coreografou a Comissão de Frente da Mangueira 2013, junto com Marcelo Chocolate, Marcello Moragas e Maurício Wetzel. Coreógrafou do Espetáculo "Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 minutos" de Charles Möuller e Claudio Botelho. (2014) Coreografia: O MEU AMOR/ TANGO DE NANCY/ ANA DE AMSTERDÃ Fez parceria de Tango com Márcio Alexandre (RJ), com quem recebeu as seguintes premiações: 3º Lugar no "Brasil Tango Championship - Curitiba 2010". 1º Lugar no "Campeonato Brasileiro de Tango Show" TANGO BRASIL - SP - Nov.2010 2º Lugar no VI Congresso Internacional de Tango - 1º Campeonato Fiat Prima Tango Show - Florianópolis - SC - Fev.2011.

Jurada do Projeto GAFIERA BRASIL 2015/2016/2017 Atualmente coordena as atividades de samba de gafieira na Doble Escola de Dança localizada em Belo Horizonte.Atualmente também é parceira de Marcus Lobo, renomado dançarino que faz sua segunda participação como professor do programa Dança dos Famosos do Domingão do Faustão da Rede Globo. Juntos participam do Projeto PeDi GafieiRa em Betim/MG.

Fabiano Vivas e Kelly Reis

Fabiano Vivas

 

É Dançarino, Professor e Coreógrafo de dança de salão. Começou a dançar aos dezoito anos. Formado no Centro de Dança Jaime Arôxa em 1994, onde integrou também a Cia de Dança durante quinze anos participando de espetáculos, shows, programas de TV e novelas. Foi o primeiro vencedor da Dança dos Famosos, no Domingão do faustão. Há onze anos é sócio da Escola de Dança Fabiano e Juliana.

 

Kelly Reis

 

Formada em Fisioterapia, começou a dançar aos onze anos, iniciando no Ballet e no Jazz e com quatorze anos iniciou na Dança de Salão. Integrou a Cia de Dança Jaime Arôxa durante seis anos participando de espetáculos, shows, programas de TV e novelas. É Professora de Dança de Salão desde 1994 e desde 2005 ministra aulas no Espaço Cultural Ponto de Encontro, no Rio de Janeiro. Com vinte e seis anos de experiência no mercado da dança, Kelly Reis se destaca pela sua versatilidade. Ela domina quase todos os ritmos da dança de salão. Leva sua experiência para workshops e eventos de dança pelo Brasil e Exterior.

 

 

Em novembro de 2016, Fabiano e Kelly iniciaram uma promissora parceria. São apaixonados pela dança e pelo trabalho. Juntos, ensinam a arte e a magia de se dançar a dois.


Carlos Bolacha

Carlos Bolacha, Dançarino, professor e coreógrafo, idealizador do patrimônio cultural gafieira Cachanda do Malandro, professor de grandes nomes da dança do Brasil, foi coreógrafo das comissões de frente  das Escolas de Samba São Clemente, Lins Imperial, ganhou Estandarte de Ouro com a comissão de frente da Estação Primeira de Mangueira,  já fez trabalhos em novelas da Rede Globo, jurado nos principais campeonatos de dança de salão do Rio de Janeiro e Brasil, já ministrou aula nos eventos mais importantes de dança do país, realizou diversas turnês pela Europa levando a cultura da dança a dois. 

Carlinhos de Jesus

Carlinhos de Jesus tornou-se sinônimo de dança de salão e referência nacional como dançarino, coreografo, diretor e professor, difundindo sua arte no Teatro, Cinema, Carnaval, em grandes eventos nacionais e internacionais e tem registrado para a posteridade depoimento de sua vida no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Deixa também livro sobre sua vida intitulado “Vem Dançar Comigo” lançado na Bienal do Livro do RJ em 2005 e o DVD “Aprenda a Dançar com Carlinhos de Jesus”.

Sempre que solicitado participa graciosamente de propagandas e comerciais de cunho social como por exemplo : as Campanhas do INCA (Instituto Nacional do Câncer) onde atua desde 2006 como padrinho da AÇÃO NACIONAL DE DOAÇÃO DE SANGUE; em 2009 da Campanha da PREVIDÊNCIA PARA A CLASSE ARTÍSTICA; em 2011 da CAMPANHA MULHERES E DIREITOS sobre a violência contra as mulheres – LEI MARIA DA PENHA; em 2014 Campanha de PROGRAMA DE IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA DO ELEITOR realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e em 2016 a propaganda de inclusão #EUNAOVEJODIFERENÇA lançada no Dia Internacional da Síndrome de Down e CAMPANHA OUTUBRO ROSA -2016

Sua formação em Pedagogia o auxiliou a criar uma metodologia especial para o ensino da Dança de Salão, abrangendo também aulas para portadores de cuidados especiais. Foi pioneiro no ensino de dança de salão para portadores de deficiência física (paraplégicos) e Síndrome de DOWN. Em 2000 atuou como técnico de dança do grupo da ANDEF de Niterói para as Paraolimpíadas em Sidney – Austrália.

Diretor acadêmico do 1º Curso de Graduação Superior de Dança de Salão e Coreografia realizado pela Universidade Estácio de SÁ – Rio de Janeiro no período de 2006 a 2010

Com a sua CIA DE DANÇA montou os espetáculos: “RITMUS”, “AQUARELAS”, “PÉ NA ESTRADA” e “ISTO É BRASIL”, este ultimo com a parceria da bailarina clássica ANA BOTAFOGO, que é encenado desde 2004 e já foi assistido por mais de 700 mil pessoas em todo o Brasil e no exterior

Devido aos sucessos consecutivos de seus espetáculos é contratado para grandes Eventos nacionais e internacionais como:

• COREOGRAFO DE SEGMENTO da CERIMONIA DE ABERTURA das OLIMPIADAS -RIO 2016;
• Coreografo da 1ª Campanha Publicitária Global da SANDÁLIAS HAVAIANAS– como titulo “ORIGINAL DO BRASIL DESDE 1962”;
• Shows para os ROCK IN RIO – USA – Las Vegas – EUA e ROCK IN RIO - LISBOA – PORTUGAL e RIO DE JANEIRO
• Show para o JANTAR DE GALA DA ASSOCIATION OF NATIONAL OLYMPIC COMMITTEES (ANOC), na cidade de Bankok – Tailândia, 
• Shows de Danças Brasileiras para as EXPO LISBOA - PORTUGAL e EXPO SHANGAI – CHINA; 
• Show para a “CERIMONIA DE ABERTURA DA CONFERENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - RIO + 20” – Rio de Janeiro. 
• Coreografo e assistente de direção dos Eventos de Abertura e de Recepção ao PAPA FRANCISCO, para a JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE – JMJ 2013 na Praia de Copacabana – Rio de Janeiro. 
• Diretor de cena e coreografia dos XV, XVII, XVIII E XIX ESPETÁCULOS DE INAUGURAÇÃO DA ARVORE DE NATAL DA BRADESCO SEGUROS, a maior arvore de Natal flutuante do mundo montada na Lagoa – Rio de Janeiro. 
• Coreografo responsável pela Apresentação Artística realizada em Fortaleza – CE, para a VI CUPULA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DO BRICS;
• Criação da coreografia de FLASH MOB para o Projeto da FUNARTE 
(MINISTÉRIO DA CULTURA – MINC) chamado GRANDE DANÇA BRASIL 2014 apresentada em 06 cidades sede da Copa do Mundo 2014.

Apresenta-se também ministrando WORKSHOPS , PALESTRAS E CONFERÊNCIAS MOTIVACIONAIS, atendendo aos setores de RH de empresas para Encontros e Convenções de Treinamento. O seu discurso é desenvolvido de forma bastante dinâmica fazendo analogia à sua experiência de vida e de uma forma bem brasileira: DANÇANDO!!

Seu trabalho no Carnaval brasileiro é muito diversificado e marcante, criou coreografias inesquecíveis para a COMISSÃO DE FRENTE DA ESCOLA DE SAMBA MANGUEIRA, foi jurado do Prêmio “ESTANDARTE DE OURO” oferecido pelo Jornal O Globo, realizou matérias jornalísticas para a Rede Globo de Televisão durante desfile de carnaval na Sapucaí, foi comentarista do carnaval de São Paulo pelo SBT e diretor artístico do desfile da Escola de Samba Vila Isabel e Escola de Samba Mangueira.

Seu Bloco de Carnavalesco: DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ, desfila, ininterruptamente, desde 1991 pelas ruas de Botafogo, onde fica sua Academia de Dança: “Casa de Dança Carlinhos de Jesus”, arrastando uma multidão de foliões, é a sua contribuição para manter viva a cultura do Carnaval de Rua da Cidade do Rio de Janeiro.

Foi o responsável pela concepção, direção e coreografias dos espetáculos “CIDADÃO SAMBA”, “FORÇAS DA NATUREZA” e “EU SOU O SAMBA,” apresentados na CIDADE DO SAMBA do Rio de Janeiro, de 2006 a 2014.

Contratado pela RADIO MPB FM – 90.3 de 2012 a 2017, apresentou o quadro “CAMAROTE DO SAMBA” dentro do Programa SAMBA SOCIAL CLUBE.

Atualmente, contratado pela RADIO SUL AMERICA PARADISO FM – 95.7 FM apresenta o quadro "CAMAROTE DO SAMBA" dentro do Programa SAMBA SOCIAL CLUBE.

Diversificando suas atividades, é o curador responsável pelo conceito artístico, da Casa noturna: LAPA 40 GRAUS SINUCA & GAFIEIRA, localizada no bairro boêmio da Lapa – Rio de Janeiro.

Kadu e Vivi

Kadu Vieira e Viviane Soares:

Kadu e Viviane, que iniciaram sua parceria há exatos 15 anos, trazem consigo a essência das gafieiras cariocas e o respeito às características fundamentais e ancestrais do samba, sem perder o afã pela modernidade.

Alunos do coreógrafo Isnard Manso, tiveram, nos 7 anos em que estiveram juntos na Cia de Dança CCC (Kadu, ficou por 11) a oportunidade de ter sua dança de salão atravessada por diversas expressões de arte, desde o teatro até o balé clássico, mas sempre deixando sua paixão pelas danças de salão brasileiras falarem mais alto. Nos dois espetáculos da cia em que atuaram juntos, "Bota Abaixo" 2005 e "Dancing Eldorado" 2007, aprofundaram-se em sua pesquisa sobre a história e o cotidiano do carioca através do século XX, o que influenciou definitivamente a estética e o espírito de sua dança.

Foram também, bailarinos na turnê e na gravação do DVD "Batuques do meu lugar", do cantor Arlindo Cruz, e integraram comissões de frente Unidos de Vila Isabel e Mangueira, entre outras.

Venceram, em 2012, o 1º campeonato Samba Rio Show, na categoria samba de gafieira tradicional e em 2015 Kadu foi o primeiro técnico/coreógrafo campeão da competição por equipes Gafieira Brasil tendo Viviane como sua assistente.

Ainda em 2015, foram eleitos, através de voto popular e escolha de profissionais e donos de eventos de dança de salão, os melhores professores de Samba de Gafieira do Brasil no ano em questão, pelo site especializado Baila Mundo.

Desde 2013 são professores de alguns dos maiores congressos de dança do Brasil, entre os quais destacam-se: Baila Floripa - SC, Baila Costão – SC, Sambrasil – SP e Sambamaníacos – SP, RJ e PR.

São ainda diretores gerais e criadores do Pra Sambar e da Copa Pra Sambar, que acontece anualmente em São José dos Campos, SP.

Desde 2011 têm feito turnês anuais que já passaram por Tóquio, Paris, Barcelona, Genebra, Praga, Lisboa, Lyon onde ensinaram Samba e Zouk.

Em 2016, fizeram sua 6ª turnê internacional consecutiva.

Fernando Decampos e Bianca Gonzalez

Bianca Gonzalez

Profissional da Escola de Dança Jaime Arôxa desde 1991, e parceira oficial do mestre, durante alguns anos.

A partir de então, estudou tango em Buenos Aires com alguns dos melhores mestres, como Mingo Pugliese, Osvaldo Zotto e Junior Cervilla; teve aulas de salsa em Cuba com Caridad Rodrigues; estudou ballroom dance no Studio Massaro, na França, e com Luigi Marini, na Itália; estudou ballet clássico, com Jean-Marie Dubrul e Márcia Pinheiro, e jazz, com os irmãos Nardini.

Participou de Filmes e novelas como América e Salsa e Merengue da TV Globo, como dançarina em shows de Jorge Aragão, Elymar Santos, João Sabiá e Zezé di Camargo & Luciano e como dançarina na gravação dos DVDs de Wando, Elymar Santos e Cídia & Dan. Primeira técnica feminina campeã do Gafieira Brasil, em 2016.

 

Fernando Decampos

 

Professor, coreógrafo, ator, dançarino e produtor de eventos. Nascido em Florianópolis, iniciou sua carreira na Cia de dança Edson Nunes em 1996.

Vindo para o RJ, integrou, entre 1999 a 2001 a academia de dança Jaime Aroxa e Jimmy de Oliveira, onde aperfeicou mais sua dança de salão. Com base em ballet clássico, jazz e conteporaneo, Fernando também estudou teatro e atuou em peças como “Libertango” um musical de Piazzola e na esquete “A Mão do Macaco”, na Cia Contemporanea de Teatro, além de participações em novelas e programas de TV. Em 2000 se transferiu para Buenos Aires.

Sua história com o tango se iniciou no ballet de Mora Godoy, uma das mais prestigiadas dançarinas de tango. Chegou a atuar como primeiro bailarino de uma das mais conceituadas casas de tango da cidade, a Sabor de Tango.

Após esse período se aperfeiçoou no tango, sendo assistente de Osvaldo Zotto. Fernando também integrou a Companhia Tango Lovers, considerada uma das melhores companhias de tango da Argentina.

Atualmente Fernando está radicado no Brasil, onde ministra Workshops e realiza produções de espetáculos e eventos relacionados à dança ao lado de sua atual parceira Bianca Gonzalez.

Paulinha Leal

Paula Leal -

Dançarina de dança de salão há 27 anos. Paula começou a dançar com 10 anos de idade na escola do mestre Jaime Aroxa.  
Aos 17 anos tornou-se professora de turmas na própria escola e se destacou no meio por seu perfil didático em todos os ritmos.
Ao longo dos anos foi fazendo participação em diversos projetos e hoje, além de professora, é uma proprietárias da Escola de Dança Jaime Aroxa - Botafogo.
Além de aulas na própria escola, Paulinha já ministrou cursos na Centro Cultural Ponto de Encontro e atualmente é professora convidada do Dança CCC.
Dentre suas inúmeras participações em eventos e congressos podemos destacar:

* Professora no Baila Costão, em 9 edições - Costão do Santinho em Florianópolis/SC. De 2006 a 2013

* Professora do BHzouk, em 13 edições - Universidade de Dança de Salão Rodrigo Delano em Belo Horizonte/MG. De 2004 a 2017

* Professora de 2 edições do Festival Ai Que Bom - Paris/ França - 2016 e 2017

* Professora em 2 edições no Ramalho´s Beach Congress, Rio de Janeiro/RJ. Em 2015 e 2017
*Participação no clip da dupla francesa Aurelie e Verioca em Paris/França no ano de 2015
*Participação nos shows do cantor João Sabiá durante 9 meses no Teatro Rival, RJ, no ano de 2011
*Organizadora e idealizadora da Domingueira da Paulinha, baile de gafieira que acontece quinzenalmente na Gafieira Elite, no Rio de Janeiro, desde 2006.

João Carlos Ramos

Carioca, aos 19 anos ingressou no Grupo Coringa da coreógrafa Graciela Figueroa, e, em 1985, fundou a Cia Aérea de Dança.

Com atuação no Brasil, Europa e Estados Unidos, criou coreografias para peças e musicais como Fica Comigo Esta noite – interpretada por Luis Fernando Guimarães e Débora Bloch e Direção de Jorge Fernando, ARN da Intrépida Trupe- dirigido por Estella Miranda, e Brasil Brasileiro de Claudio Segovia - apresentado em Paris, Lyon, Barcelona, Londres e Emirados Árabes. Também coreografou shows e videoclipes de Jorge Bem Jor, Lulu Santos, Zeca Pagodinho e Paulo Moura.

Entre os trabalhos no exterior destacam-se Gira no Carreau du Temple, em Paris, Ano Brasil\França 2005, Samba-Dança Gafieira e coisa e tal... no Haus der Kulturen der Welt, em Berlim, no Festival  In-Transit (2004), Mistura e Manda no festival Printemps des Comédiens (2003), em Montpellier, e Summer Dance Festival (2001) - Lincoln Center Square, em Nova York.

Nos anos de 2010, 2011 e 2012 coreografou e interpretou a vinheta de abertura dos “Desfiles das Escolas de Samba” do Rio de janeiro e São Paulo da TV Globo.

Em São Paulo, no período de 2008 a 2011, concebeu e dirigiu o “Sampa-Dança” - Encontro Internacional de Dança de Salão, realizou espetáculos no Teatro da Dança, Sala Crisantempo e Teatro Frei Caneca. Coreografia de “Gimba – o Presidente dos Valentes” – Direção de Caique Botkay - “Teatro SESC Ginástico-Junho/2011. Responsável pela coreografia do espetáculo “Ensaio Sobre a Beleza” - Outubro/2011/Praça Floriano no Rio de Janeiro.

Coreografia do espetáculo “Vestido de Noiva” – Centro Cultural Banco do Brasil – Março/2012 direção Caco Coelho, criação coreográfica para o espetáculo “O Vento” da Intrépida Trupe com Direção de Beth Martins – Fundição Progresso -Junho/2012.